"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

10 de setembro: Dia do gordo

10 de setembro, dia do gordo. Eu já fui gorda; muito gorda, e não tinha nada o que comemorar no auge dos meus 115kg. AVC, pré-diabetes, dores na coluna, falta de ar e auto estima derrotada. Foi preciso ficar doente e ter noção da brevidade dos meus dias para aprender que, cuidar da boa forma não é somente uma questão estética, mas um ato de coragem, amor próprio e preservação da saúde. Hoje, com 78kg em 1,76m, não sinto nem um pouco de saudade dos apelidos "carinhosos", do olhar "penoso" das pessoas e da apatia pela vida que tomava conta de mim. Uma transformação que aconteceu de dentro para fora. 2 anos que mudaram minha vida para sempre. Conscientização e responsabilidade. Não bebo, não fumo e não como "porcarias" porque tenho convicção de que, mesmo sem ter certeza do quanto durará minha vida, não serei eu a contribuir para abreviá-la. Tem sempre um "impotente" que te critica, te chama de fresca e tenta corromper teus bons hábitos; mas a lição aprendida supera qualquer inclinação ao deslize. Engraçado como os mesmos olhos que me depreciavam quando eu estava obesa, são os mesmos que criticam minha nova postura diante da vida. Não apenas em relação ao meu corpo, mas à todas as decisões que tomei nos últimos 2 anos. Como ninguém agrada a todos, prefiro agradar a mim mesma, sempre! Meu corpo é onde minha alma repousa, portanto, nada melhor que abrigá-la em um corpo são. Então, comemoremos no próximo dia 11 de outubro o dia nacional de combate à obesidade. Este sim, merece todos os aplausos. No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. O excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado entre outras. A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação saudável. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. Hoje, o índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%. Portanto, obesidade não é piada. Obesidade é doença. Ser "gordinho" não é defeito, mas ser relapso com a própria saúde é padecer de um grande mal.




8 comentários:

  1. Olá Marcélia tudo bem??
    Soube de você pelo 'EMAGRECER DE VEZ'.
    Hoje foi a primeira vez que visitei seu blog e já sou sua fã... Você está de parabens viu..... Quando li sua história fiquei emocionada... Estou chorando até agora... :/
    Gostaria, se possível te contar minha história.... Você tem algum endereço de e-mail que possa me passar??
    O meu é 'annenathyballet19@hotmail.com'
    Desde já agradeço... beijos!
    Anne.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, flor. Pode enviar para meu email ou através de inbox no facebook. Meu email é marceliamacidalia@hotmail.com Um beijo

      Eliminar
  2. Falou tudooo!!!!
    Pq se vc fala pra um gosdinho que tem que emagrecer, acham logo que é preconceito e crítica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a verdade, Renata, que a maioria das pessoas se reportam às pessoas obesas na intenção de chamar a atenção deles para a aparência e não para a saúde. As pessoas não veem os "gordos" como pessoas que podem desenvolver sérios problemas de saúde, mas sim, como pessoas que não ficam bem em uma roupa. O primeiro passo é ter consciência da própria saúde.

      Eliminar
  3. Olá Marcélia antes de mais, muitos parabéns pelo que conseguiu é preciso muita força de vontade para conseguir algo assim, você é uma grande inspiração.

    Eu também estou no mesmo processo, já perdei 20 kg estou agora nos 84kg e continuo tão ou mais motivada :) Sei que ainda me falta um logo caminho e é um processo com bastantes altos e baixos. Eu perdi 5kg só de massa muscular e nada de massa gorda. Não sei como é possível isso acontecer mas estou a tentar resolver. Isto deixa-me um pouco preocupada porque é uma coisa que não devia acontecer. Provavelmente será porque eu faço muito exercício e não me alimento da maneira certa (ingerindo mais proteína e mais hidratos de carbono). Tem alguma dica para mim?

    Obrigada pelo blog, é muito com saber que há mais pessoas a passar pelo mesmo e que vamos lá chegar.

    Um beijinho e muita sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia, seja bem vinda. Obrigada pelo carinho e por compartilhar um pouco sobre você. Sei que vais conseguir. Pense sempre na saúde em primeiro lugar.Consulte um profissional para saber sobre a perda de massa muscular. ele com certeza te mostrará um treino eficiente. Beijos

      Eliminar
  4. É verdade. Não dá pra comemorar uma data como essa.
    Principalmente se levarmos em conta que em 2013, pela primeira vez na história, mais de 50% da população brasileira está com sobrepeso.
    O controle de peso não é mais uma questão de estética, mas sim de saúde pública.
    Parabéns para você por ter saído dessa estatística!
    Sucesso e saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho. Somos um grupo grande lutando contra a obesidade. Parabéns a todos os que já conseguiram e àqueles que estão no caminho.

      Eliminar