"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

sexta-feira, 1 de março de 2013

Termogênicos naturais poderosos

Os alimentos termogênicos, são alimentos que após o processo de digestão, geram um gasto maior de energia, e com isso aceleram o metabolismo, de certa forma contribuem com o emagrecimento. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade, esse efeito térmico faz com que a temperatura do organismo aumente e consequentemente faça com que o metabolismo se acelere para queimar energia e gordura. Porem, para que o emagrecimento aconteça é preciso ter uma alimentação saudável e inserir na rotina diária a prática de atividade física. 


Pimenta vermelha contém capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada, carnes e outros pratos. 



Chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo, o chá verde favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico. 


Chá de hibisco esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. 

Gengibre assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos, ou colocar de 2 a 3 lascas em uma garrafa de água e tomar durante o dia. 

Canela esta melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café, em frutas, iogurtes ou leite. 

Líquidos gelados, cerca de 8 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera uma energia maior. 

Alimentos com Ômega 3, (encontrado em peixes como salmão e atum, e em oleaginosas),aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. 

Outros alimentos são: mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve). "O consumo desses alimentos só deve acontecer se não tiver nenhuma restrição médica, quem tem hipertireoidismo, não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular, crianças, gestantes, cardiopatas, hipertensos, e pessoas com enxaqueca, úlcera e alergias, dever evitar estes alimentos. Link

Fonte: Nutricionista Priscila A. de Nardo

8 comentários:

  1. Bom saber!!!
    Ótima postagem, meu metabolismo é lento, quer dizer, esta começando a melhorar, tbm estou seguindo essas dicas de alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, e agora que sai dessa vida sedentaria posso dizer que estou melhorando.

    Tenha uma linda semana
    bjos

    ResponderEliminar
  2. Siiim!!! Sempre busco incluir alimentos termogênicos na dieta!
    Pimenta, por exemplo, vc praticamente sente a aceleração na hora kkkkkk
    Bjo, moça!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!
    Somos aquilo que comemos.
    Quem foi mesmo que disse isso?

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. so esqueceu de dizer que se parar tomar vc ganhou o dobro do que perdeu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    emagrecer tomar cha verde é fácil, assim até vóvó kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    quem nao sabe disso que emagrecer tomando chá adoidado é uma roubada ta por fora .........
    quando para de tomar ai lasca

    ResponderEliminar
  5. Gostaria muito de conversar com vc por email...acho mais discreto...se não quiser me passar o meu lhe envio o meu e vc me responde...gostaria muito de tirar uma dúvida soraia_turquetti@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. A pimenta vermelha é muito termogenica, mas a cabeça de nego é a melhor e principalmente se mastigar as sementes. Da para perder uma 500 caloria so correndo para passar o ardor!...

    ResponderEliminar
  7. Oi, boa tarde, acho que esses anônimos é que estão por fora, sou nutricionista. E todos os alimentos ai constatados tem sim um processo termogênico no organismo. Mas, sem uma dieta regrada, e um treino bom para emagrecimento. SÓ ISSO NÃO VAI ADIANTAR DE NADA. não adianta você comer tudo isso da lista... E quando der fome comer uma trakinas.
    Obrigado. Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
  8. poxa !! parabens !! tambem faço academia e um dia eu chego la bjuuuuuuuuuuuuuuu.

    ResponderEliminar