"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

domingo, 11 de novembro de 2012

Visita à nutricionista: Novo plano alimentar.


Olá, pessoal. Desculpem a demora em atualizar o blog, mas é que este fim de ano está corrido. Algumas novidades em breve. Não canso de falar das coisas boas e das portas que tem sido abertas em minha vida através do meu emagrecimento. Meus planos eram outros, mas já que Deus quis assim, vamos ver onde vai dar. Lembrando que todos os comentários do blog são respondidos no próprio blog, pois fica difícil eu visitar o perfil de cada um. Espero que compreendam.  Mesmo o blog sendo atualizado apenas aos domingos, no Facebook eu dou dicas diárias. Quem quiser, fique à vontade para assinar meu perfil  AQUI.
Bem, esta semana fui á uma consulta com a nutricionista. Desta vez foi bem diferente de quando fui a primeira vez há um ano sem saber nem por onde começar. Esta consulta foi muito produtiva, pois além de saí de lá bombardeada de informações. Fizemos uma troca gostosa e a nutricionista me elogiou bastante.
Nada precisou ser tirado da minha rotina alimentar, afinal, tenho me alimentado de forma correta e consciente há um ano. Esta consulta foi para adequar minha alimentação ao meu emagrecimento e à minha definição muscular. Há um ano como apenas para emagrecer e mesmo assim consegui alguma definição muscular. Foram quase 8kg de massa magra conquistada e 37kg de gordura eliminados. Agora, a coisa muda de figura. Preciso perder ainda um percetual de gordura para estar definitivamente no percentual saudável e de quebra, tonificar a musculatura e ganhar alguns contornos novos. Como dispensei o uso de suplementos, foi adicionado ao meu novo cardápio uma quantidade significativa de alimentos com alto valor proteico, o que vai auxiliar na definição muscular. Quero que entendam que, eu não tomo suplementos porque além de querer ver até onde chego apenas com alimentação equilibrada e exercícios físicos, acho caros, fedorentos e segundo já me disseram, tem um gosto meio duvidoso. Tenho pena de gastar tanto com suplementação ... sou pobrinha e prefiro investir em alimentação. E também, meu objetivo não é nada "hardcore". Mas a nutricionista me garantiu que tem muitos suplementos saudáveis, inclusive ela mesma toma, mas, a questão é que, por enquanto, vou dispensá-los e espero não precisar tomá-los.
Então, meu plano alimentar tem 5 páginas, o que dificulta eu digitar ele todo para vocês, mas vou falar com a nutricionista esta semana para enviar por email e depois faço uma postagem com ele para vocês.

Meu novo plano alimentar ficou assim:

5 refeições ao dia
Desjejum 
Pães integrais, margarina ou requeijão ligth, queijos brancos, peito de peru ou presunto light com café com leite desnatado ou sucos/vitaminas de frutas com linhaça, quinoa ou amaranto.

Linhaça: É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Quinoa: "O grão tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos". Rica em fibras, a quinoa dá a sensação de estômago cheio, fazendo dela um auxiliar da dieta. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que "imitam" a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa.

Amaranto: O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Lanche da manhã
Frutas, biscoito ou torradas integrais com chá.

Chá de centelha asiática: O chá de Centelha Asiática é um excelente remédio caseiro para diminuir a celulite.

Chá de gengibre: Este Chá é um magnifico auxilio no emagrecimento, pelo facto de ter uma ação termogênica, ou seja, ele aumenta a temperatura corporal e faz com que o organismo seja forçado a gastar mais energia, como consequência o nosso metabolismo acelera e queima mais gorduras! O chá é também diurético, o que  auxilia a reduzir a retençao de liquidos.

Chá de maçã com canela:  Da combinação da maçã, fruto apreciado pelo sabor, com a canela, planta muito perfumada, resultou um bebida deliciosa e aromática. A maçã vermelha, presente na composição, é comumente empregada para favorecer a digestão. Já o uso popular da canela é como estimulante e tônico (ativa as funções orgânicas), e também no combate à gripe e à má digestão.

Almoço
Vegetais em geral,  azeite de oliva, arroz ou macarrão integral, ou batata doce,  feijão, gão de bico, lentilha, carnes magras brancase  carne vermelha agora 2x por semana e frutas. Aqui também foi acrescentado proteína de soja.  

Lanche da  tarde (pré treino)
Frutas ou chás e 1 colher de sopa de mel e em seguida tomar água antes do treino.

Durante o treino: Chás

Jantar (pós treino)
Saladas verdes com frutas, azeite de oliva, carne magra ou sopas sem batata com macarrão integral, ou sanduíche natural de pão integral com suco de frutas com adoçante, ou macarrão integral com proteína de soja.e legumes e fruta.

2 claras de ovo em qualquer refeição.

Este é o cardápio que vou seguir até o dia 21 de dezembro quando retorno à nutricionista para ver os resultados. No facebook vou comentar mais detalhadamente este plano alimentar durante a semana e publicar todos os pratos, ensinar as receitas e falar dos resultados. Aqui no blog eu faço um apanhado geral aos domingos.

Uma semana abençoada a todos e FOCO!