"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

domingo, 21 de outubro de 2012

Arroz integral: como preparar e congelar pra semana inteira.















Olá povo abençoado e feliz. Hoje trago uma postagem que havia prometido há um tempo: preparo e congelamento de arroz integral para consumir durante a semana. Não preparei esse fim de semana, pois tem muita atata na geladeira e eu vou comer ela todinha para não estragar, por isso, não fiz fotos do congelamento, mas vou tentar explicar de um jeito fácil. Há 6 meses troquei o arroz branco pelo integral. No começo eu preparava com óleo e sal, mas hoje, preparo meu arroz apenas com água e algum tipo de leguminosa ou verdura para dar cor e sabor. Com o tempo comecei a achar desnecessário o uso do sal e do óleo, pois para mim não influenciava no sabor e sim, deixava ele mais calórico. Eu como cerca de 1kg de arroz integral por mês e consumo apenas no almoço. Geralmente não como no jantar e quando como algum carboidrato nesse horário é batata inglesa ou doce em porção bem pequena. Vamos à receita?



COMO PREPARAR

Para consumir em uma semana cerca de 4 colheres de sopa de arroz integral diariamente, você vai precisar de uma medida de uma mão cheia de arroz como na foto. Se for comer no almoço e no jantar, dobre a porção de arroz e de água. Use uma panela grossa para o preparo.

Quem vai usar óleo, pode refogar o arroz com alho e uma verdura de sua prefrência ou apenas refogar no óleo. Eu costumo usar vagem, cenoura ralada, brócolis ...

Depois de refogado, acrescente água na quantidade de 700ml para essa quantidade pequena de arroz. A água é o grande segredo na hora do preparo do arroz integral. Acrescente pouquíssimo sal. Diferente da quantidade usada para a mesma porção de arroz branco, pois, descobri durante esse tempo que o arroz integral absorve mais sal que o arroz comum. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até a água secar sem levantar a tampa toda hora. Caso enxugue o arroz e ainda não esteja molinho, você pode colocar mais um pouco dágua e esperar secar.

Depois de cozido, deixe esfriar e divida em porções para a semana inteira para congelar.

COMO CONGELAR

Você pode usar pequenos potinhos plásticos, ou filme plástico. Basta distribuir o arroz nos potes, ou cortar filme plástico na medida que comporte a porção, embalar e levar ao feezer. Na hora de comer, é só descongelar no microondas ou no banho maria. Caso congele no filme plástico, não esqueça de removê-lo antes de esquentar.

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, deixem nos comentários. Um beijo a todos e tenham todos uma ótima semana e não esqueçam de assinar meu perfil no Facebook AQUI onde dou outras dicas que não são publicadas aqui.

Deus abençoe a todos!