"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

domingo, 11 de novembro de 2012

Visita à nutricionista: Novo plano alimentar.


Olá, pessoal. Desculpem a demora em atualizar o blog, mas é que este fim de ano está corrido. Algumas novidades em breve. Não canso de falar das coisas boas e das portas que tem sido abertas em minha vida através do meu emagrecimento. Meus planos eram outros, mas já que Deus quis assim, vamos ver onde vai dar. Lembrando que todos os comentários do blog são respondidos no próprio blog, pois fica difícil eu visitar o perfil de cada um. Espero que compreendam.  Mesmo o blog sendo atualizado apenas aos domingos, no Facebook eu dou dicas diárias. Quem quiser, fique à vontade para assinar meu perfil  AQUI.
Bem, esta semana fui á uma consulta com a nutricionista. Desta vez foi bem diferente de quando fui a primeira vez há um ano sem saber nem por onde começar. Esta consulta foi muito produtiva, pois além de saí de lá bombardeada de informações. Fizemos uma troca gostosa e a nutricionista me elogiou bastante.
Nada precisou ser tirado da minha rotina alimentar, afinal, tenho me alimentado de forma correta e consciente há um ano. Esta consulta foi para adequar minha alimentação ao meu emagrecimento e à minha definição muscular. Há um ano como apenas para emagrecer e mesmo assim consegui alguma definição muscular. Foram quase 8kg de massa magra conquistada e 37kg de gordura eliminados. Agora, a coisa muda de figura. Preciso perder ainda um percetual de gordura para estar definitivamente no percentual saudável e de quebra, tonificar a musculatura e ganhar alguns contornos novos. Como dispensei o uso de suplementos, foi adicionado ao meu novo cardápio uma quantidade significativa de alimentos com alto valor proteico, o que vai auxiliar na definição muscular. Quero que entendam que, eu não tomo suplementos porque além de querer ver até onde chego apenas com alimentação equilibrada e exercícios físicos, acho caros, fedorentos e segundo já me disseram, tem um gosto meio duvidoso. Tenho pena de gastar tanto com suplementação ... sou pobrinha e prefiro investir em alimentação. E também, meu objetivo não é nada "hardcore". Mas a nutricionista me garantiu que tem muitos suplementos saudáveis, inclusive ela mesma toma, mas, a questão é que, por enquanto, vou dispensá-los e espero não precisar tomá-los.
Então, meu plano alimentar tem 5 páginas, o que dificulta eu digitar ele todo para vocês, mas vou falar com a nutricionista esta semana para enviar por email e depois faço uma postagem com ele para vocês.

Meu novo plano alimentar ficou assim:

5 refeições ao dia
Desjejum 
Pães integrais, margarina ou requeijão ligth, queijos brancos, peito de peru ou presunto light com café com leite desnatado ou sucos/vitaminas de frutas com linhaça, quinoa ou amaranto.

Linhaça: É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Quinoa: "O grão tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos". Rica em fibras, a quinoa dá a sensação de estômago cheio, fazendo dela um auxiliar da dieta. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que "imitam" a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa.

Amaranto: O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Lanche da manhã
Frutas, biscoito ou torradas integrais com chá.

Chá de centelha asiática: O chá de Centelha Asiática é um excelente remédio caseiro para diminuir a celulite.

Chá de gengibre: Este Chá é um magnifico auxilio no emagrecimento, pelo facto de ter uma ação termogênica, ou seja, ele aumenta a temperatura corporal e faz com que o organismo seja forçado a gastar mais energia, como consequência o nosso metabolismo acelera e queima mais gorduras! O chá é também diurético, o que  auxilia a reduzir a retençao de liquidos.

Chá de maçã com canela:  Da combinação da maçã, fruto apreciado pelo sabor, com a canela, planta muito perfumada, resultou um bebida deliciosa e aromática. A maçã vermelha, presente na composição, é comumente empregada para favorecer a digestão. Já o uso popular da canela é como estimulante e tônico (ativa as funções orgânicas), e também no combate à gripe e à má digestão.

Almoço
Vegetais em geral,  azeite de oliva, arroz ou macarrão integral, ou batata doce,  feijão, gão de bico, lentilha, carnes magras brancase  carne vermelha agora 2x por semana e frutas. Aqui também foi acrescentado proteína de soja.  

Lanche da  tarde (pré treino)
Frutas ou chás e 1 colher de sopa de mel e em seguida tomar água antes do treino.

Durante o treino: Chás

Jantar (pós treino)
Saladas verdes com frutas, azeite de oliva, carne magra ou sopas sem batata com macarrão integral, ou sanduíche natural de pão integral com suco de frutas com adoçante, ou macarrão integral com proteína de soja.e legumes e fruta.

2 claras de ovo em qualquer refeição.

Este é o cardápio que vou seguir até o dia 21 de dezembro quando retorno à nutricionista para ver os resultados. No facebook vou comentar mais detalhadamente este plano alimentar durante a semana e publicar todos os pratos, ensinar as receitas e falar dos resultados. Aqui no blog eu faço um apanhado geral aos domingos.

Uma semana abençoada a todos e FOCO!

20 comentários:

  1. muito interresante!!!qual é os chas que vc vai tomar nos treinos?parabens pelo seu sucesso!!!!bjus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chá de centelha asiática, ou gengibre. Beijos e obrigada

      Eliminar
  2. Adoreiii, vou procurar uma nutricionista pra poder fazer tudo certinho, comecei a R.A semana que se passou e de 95kg finalizei a semana com 91kg associada a caminhada de 1h. Começo de dezembro começo a academia se Deus quiser. Vc virou um exemplo pra mim. Bj que Deus te abençõe grandiosamente. Paula Damasceno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula, fico feliz que tenha se determinado a cuidar da sua saúde. Isos mesmo. orque mais que ficar bem em uma roupa, cuidar da boa forma é preservar a saúde. Obrigada pelo carinho.

      Eliminar
  3. então... eu suplemento há muitos anos... e existem suplementos gostosos, sim[além dos famosos shakes, tenho barrinhas e até um pudinzinho delícia de comer com colher]! sobre querer e não querer suplementar, a questão é que chega uma hora que seu corpo começa a "roubar" proteína de unhas, cabelo, pele... porque vc faz o esforço na academia, rompe as fibras dos músculos e eles precisam se recompor. se vc não der a quantidade certa de proteína, eles "comem" as de outros lugares. é possível, sim, até certo ponto ir sem eles, ainda mais com alimentação balanceada. no entanto, chega uma hora que é colesterol demais, lactose demais, gorduras demais, carboidratos demais pra conseguir a quantidade de proteína de que vc precisa. eu caí de vez numa suplementação certinha porque minhas unhas começaram a ficar fracas. fiz exame de proteínas totais e parciais no sangue e o endócrino disse que eu poderia comer mais um pouco de proteína. desde então, tudo tá ok. nunca pego uma gripe e só aumento força.

    não tenha preconceito com os pobres suplementos. hahahah. se for suplemento, é alimento, só que sem gordura, sem lactose, com zero ou pouco carbo... sem açúcar... sem colesterol... só que tem certas coisas que muita gente chama de suplemento e não é. pré-hormonais, por exemplo. então, se vc comprar de uma marca conhecida, não existe problema algum de tomar suplemento. nem se preocupe.

    whey - proteína do soro do leite. ótima pra tomar logo depois da academia pra não catabolizar e nem cair imunidade. se vc comer só proteína depois do treino, seu corpo é forçado a comer gordura e não seus músculos.

    albumina - proteína da clara do ovo. é time release, ótima pra antes de deitar. vc pode fazer tbem omelete de 6 claras e comer com azeite. super light e gostosinho.

    caseína - tbem time release. tbem ótima pra antes de deitar ou substituir refeições.

    blends protéicos - misturam tipos de proteína e são bons pra substituir refeições. eu adoro bater blend de baunilha com aveia e framboesas, morangos ou amoras. pode ser legal pra pré-treino com aveia e banana. a aveia retarda a entrada do açúcar da banana no organismo. isso é importante pra que vc não tenha uma hipoglicemia de rebote durante o treino. comer algo de índice glicêmico alto antes do treino pode fazer com que vc perca força durante tudo. a aveia dá essa segurada.

    fora isso, tem os aminoácidos. bcaa é ótimo pra logo antes e logo depois do treino. pra melhorar recuperação muscular sem catabolizar e liberar muito cortisol.

    eu tenho tomado whey, carnivor, bcaa... tenho barrinhas, shakes prontos e power pack pudding (o pudinzinho). comecei tbem com glutamina porque saio da musculação e vou direto pro jiu-jitsu. aí é pra ela não baixar minha imunidade e proteger meus suados músculos.

    não precisa começar a tomar nada... mas vá dando umas lidas sobre os suplementos pra ir entendendo o uso de cada um!

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, eu não tenho preconceitos quanto ao uso. e sim, já li algumas coisas boas e ruisn sobre suplementos. A verdade é que quero ver até onde vou chegar só com alimentação. Tenho um propósito com isso. É como alguém que acha que só vai emagrecer se tomar medicamentos, ou fizer cirurgias, eu quero ver até onde desenvolvo e consigo manter minha massa muscular sem suplementação. Se eu consegui o que quero sem precisar deles, melhor. Aliás, estou bem feliz com meu corpo e tudo que eu conquistar agora é lucro. Na verdade, em 7 meses de treino ganhei quase 8kg de massa magra sem suplementação, tenho treinos intensos, ou seja, meu corpo está reagindo bem até agora. Tem gente que tem dificuldade de ganhar massa mesmo suplementando, por enquanto não é meu caso. Daí o motivo de eu querer permanecer assim. Mas, no entanto, porém, todavia, rsrsrsrsrsrs se for extremamente necessa´rio, verei coim um profissional o uso de alume vou ter um prazer imenso de contar tudo para vocês. Beijos e obrigada pelas dicas

      Eliminar
  4. cada vez mais linda e mais feliz ne? bjs

    ResponderEliminar
  5. amei!!!!! bjnhs...e depois desse mes de dieta, posta uma fotinho de agora( começando a nova dieta) e o depois!!! vai ser bem legal...

    ResponderEliminar
  6. Legal Marcélia, faço acompanhamento com a Nutricionista também e adoro, só com ela já emagreci 6 kg ! E minha meta é eliminar mais 4 até o Natal. Daí já começo a fase pra definir !É uma delícia ver o corpo de modificando né ? Beijão !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo de bom, Priscila. O profissional é de grande ajuda, mas se não mantivermos o foco, não tem resultados. Até a virada do ano quero sarar ainda mais rsrsrsrs

      Eliminar
  7. oie
    vc é um exemplo
    gostaria de alcançar meus objetivos tbm
    será q vc pode me add no msn e me da umas dicas
    tata6564@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida, eu não uso msn, apenas o facebook e meu email marceliamacidalia@hotmail.com

      Eliminar
  8. oi marcélia meu nome é fernanda conheci um pouco sobre sua história este final de semana pela internet quando procurava algo para me dar incentivo... minha luta com o emagrecimento começou em maio deste ano, pesava 120 kgs... agora estou pesando 100kgs... mas podia estar com menos já que este 2 meses que se passarm foram a toa, pois tinha me desanimado com a mnha R.A e não tinha vontade de ir a acdemia, sei la o que me deu.. desanimei mesmo...mas deste sabado quando vi seu blog... voltei com minha R.A e to tentando me animar a ir na academia...vejo que vc levanta cedo pra ir treinar.. como consegue????? to colocando o celular para tocar todo dia...as 6:00 mas quem disse que acordo...acho escuro e acabo voltando a durmir me ajuda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida, como uma pessoa perde 20kg e desanima? Não pode meu Jesus. É botar a preguiça de lado e ir à luta mesmo. Meu despertador toca às 5 da manhã e levanto num impulso. tem que ser mais forte do que o desejo de ficar na cama. Não tem segredo. É ir à luta ou fracassar

      Eliminar
    2. pois é marcélia.... to me espirando a cada dia mais em vc...assinei seu facebook só pra acompanhar noticias diárias suas....to tentando me animar.... é que estes ultimos meses muitos problemas aconteceram e isso me desanimou... mas vou te acompanhar e vou conseguir....bjsss fernanda

      Eliminar
    3. Fernanda, seja muito bem vinda. Acredite em você mesma, pois sei que tens capacidade para ir além. Um beijo

      Eliminar
  9. Oi Marcélia, poderia me indicar a sua nutricionista? Desde já agradeço.
    Conheci você de vista na academia e quando lhe vi fiquei muito supreendida com o seu resultado. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sula, que horas você treina? Vamos nos conhecer pessoalmente. seria um prazer. Minha nutri é a Tete Dominice na Clinica pasa no calhau mas la só atende conv~enio da Vale. Mas ela é personal Diet e atende em domicílio. 88253846

      Eliminar