"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

10 dicas simples para emagrecer e manter o pique durante a R.A



Olá, pessoal. Mais uma semana que começa e como tal, segunda-feira, o dia oficial de começar todas as dietas e atividades físicas. Então vamos correr, porque promessa é dívida!
Todo mundo sempre sabe quais os meios saudáveis que devem ser utilizados quando a questão é perder peso gordo, mas boa parte fica só na teoria. Emagrecer é uma tarefa difícil, mas difícil nunca foi e nunca será sinônimo de impossível. 
Pra dar um gás neste início de semana trago 10 dicas que segui durante meu processo de emagrecimento e que ainda sigo até hoje e seguirei até o fim dos meus dias. Vamos conferir?

1. Não tenha pressa. Reza o ditado que a pressa é inimiga da perfeição e é verdade. Não tenha pressa para emagrecer. Quanto tempo você passou no estado que está agora? Portanto, não queira que os quilinhos extras sumam do dia para a noite. Quem costuma ter pressa para emagrecer está mais sujeito a ser tentado a usar meios "fáceis" e nada duradouros para emagrecer. Reeducação alimentar é um hábito para a vida toda, portanto, acalme-se.

2. Adapte-se à nova rotina alimentar aos poucos. Não queira passar de carnívoro a vegetariano de uma hora para outra porque o mínimo que você vai conseguir é depressão e ansiedade. Reveja seus hábitos alimentares, corte alimentos que sabotam sua R.A sim, mas faça isso aos poucos, ou você corre grande risco de perder o fio da meada e cair de boca em um pratão de brigadeiros para compensar. depois da "jacada" nem preciso falar daquela sensação horrorosa bem parecida com algo do tipo "crime de homicídio culposo". 

3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingeri-lo, mas isso não significa que seu "quando" deve ser diariamente.

4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida. Eu costumo ler livros, revistas, ver filmes e até mesmo sair pra dar uma volta no meu bairro mesmo. Mas se a fome for inevitável, tenha sempre por perto biscoitos cookies integrais ou granola com cereais. Uma pequena porção destes alimentos e um copo d'água já dão uma satisfação tremenda.

5. Estipule horários para as refeições e cumpra-os. A cada 3 horas é o ideal. Coma mesmo sem sentir fome. Nos casos de chegar o horário de se alimentar e você não estiver faminto, opte por uma fruta, um suco natural com adoçante, um copo de leite, ou até mesmo chás. O importante é manter o metabolismo trabalhando.

6. Tente substituir aquele docinho habitual por uma fruta de sua preferência. Quando a vontade de pecar for maior que a determinação para resistir, permita-se, mas sem exageros e nada de tirar o dia inteiro para "jacar" só porque comeu um docinho. Muitas pessoas sabotam seus programas de emagrecimento por não aprender a usar a lei das compensações.

7. Tome muita água. A água é um dos alimentos naturais mais potentes no processo de emagrecimento. Bebendo água ainda garantimos o funcionamento perfeito dos rins e da bexiga, responsáveis pela eliminação das toxinas geradas no emagrecimento. 

8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar. Quanto mais colorido seu prato, melhor serão seus resultados.

9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias. Tente cortar de seu convívios estas pessoas negativas que te analisam o tempo inteiro e vivem querendo te pegar em uma falha como se emagrecer fosse um tipo de ritual de aperfeiçoamento. Converse sobre sua vida nova e saudável apenas com pessoas afins para não correr o risco de ser apontado como chato por uns e nem ser desestimulado por outros.

10. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinado e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo. 


Tá bom, eu sei que vocês já sabiam disso tudo, mas não custa nada relembrar, né? Vai que alguém esquece.

Boa semana a todos!

Sem comentários: