"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dicas para esta nova semana: Não perca o foco!


Olá pessoal. Esse post era para ontem, domingo, mas não deu para ir ao ar. 
Domingo é o dia que ponho a casa em ordem, organizo meus compromissos da semana, curto meus filhos, meu marido, meus pais, vou á igreja ... é muito difícil alguém me tirar de casa neste dia. É o dia também que repenso minha semana anterior e vejo no que fui boa, no que falhei e no que eu posso melhorar. É sempre véspera de recomeço. Tenho recebido um carinho enorme das pessoas que estão me adicionando no Facebook, assinando meu perfil e seguindo o blog. Agradeço imensamente, pois assim como vocês ficam motivados através da minha história, motivar vocês é um estímulo para mim.
Hoje é segunda-feira. Dia oficial do começo das dietas, das caminhadas, das academias ... quem ainda não começou vai dar início, quem "derrapou" durante a semana, vai recomeçar. O importante é não perder o foco definitivamente. A melhor forma de manter-se dentro de um objetivo até atingi-lo é estipular metas e prazos e dentro disto tentar se sair o melhor possível, sem se sentir frustrado caso não alcance resultados imediatos. A ansiedade é a grande vilã dos processos de emagrecimento. Não tenha pressa em emagrecer. Não tenha pressa. Pressa gera ansiedade e ansiedade gera fome ... muita fome. O que é pior: eliminar apenas 1kg por vez ou engordar 1kg de vez?
Vou dar algumas dicas para esta nova semana. Tentem adotar o máximo possível para a vida de vocês, mas lembrem-se:  hábitos saudáveis  não são adquiridos do dia pra noite, portanto, livrar-se ou adquirir um hábito é um processo lento, mas muito compensador.

Não fume e não beba. Se for pra beber que seja água. Muita água.
Tenho batido nesta tecla insistentemente. Fui fumante por muitos anos e bebia bastante e uma das melhores conquistas da minha vida foi me livrar destes hábitos, há 3 anos, mais precisamente. E não foi do dia para a noite; foi aos poucos. Fuma 20 cigarros por dia? Diminua1. Fume 19. Vá diminuindo aos poucos. Diminua o chopp do final de semana; evite durante a semana, durante o almoço ... vá diminuindo aos poucos. Quando você se der conta, estará livre destes velhos e nada saudáveis hábitos.

Inclua chás na sua rotina.
O chá pode ter ação fundamental para quem faz reeducação alimentar. 'Os chás podem ter efeito diurético, reduzindo a retenção de líquido, dando uma falsa impressão de emagrecimento. Alguns estimulam o funcionamento intestinal e facilitam a digestão, o que ajuda a emagrecer. Mas apenas eles não resolvem o problema. Existem chás que podem ser usados como auxiliadores no emagrecimentos, corrigindo alguns erros metabólicos e ajudando no trânsito intestinal e digestão. Eles não são milagrosos e devem ser acompanhados de uma boa alimentação e exercícios fisícos regulares. Uma ótima dica é o chá de gengibre que uso sempre. O gengibre é um alimento termogênico. Ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e, com isso, obriga o organismo a gastar mais energia. Isso acelera o metabolismo e a queima de gordura.

Chá de gengibre
Leve ½ litro de água ao fogo e aqueça até 37 ºC (nessa temperatura, você ainda coloca o dedo na água sem incômodo). Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru ralado, tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos. Cuidado: o gengibre perde as propriedades em água muito quente.  O recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.

Gengibre em pó
Corte o gengibre em fatias bem finas e deixe-as secando na sombra por uma semana. Depois, bata a planta no liquidificador até virar pó. Ela dura até seis meses em qualquer recipiente fechado. Consuma 1 colher (café) por dia. Acrescente o pó a sucos ou alimentos.

Esforce-se para fazer atividades físicas regulares.
Seja na academia, no parque, nas ruas, nas praças, ou até mesmo em casa. Você só precisa se movimentar para ver os resultados acontecendo. Uma boa alimentaçao é 70% dos resultados, mas não garante nada sozinha. Arrume um tempinho para se exercitar. Seu corpo vai responder de forma positiva.

Diminua ou corte da sua lista esta semana um alimento que não te ajuda a emagrecer.
Diminua o consumo de algum alimento sabotador da sua reeducação alimentar. Pode ser aquele docinho após o almoço, o refrigerante, a carne vermelha em excesso, os pães. Se possível tente substituir para uma versão mais light, diet ou integral. Você não verá resultados imediatamente, mas a soma dos dias em que você fizer esta substituição será recompensadora.

Prepare as refeições da semana
Quem faz R.A deve aprender a preparar as refeições para a semana. Eu como frango e peixe todos os dias, com exceção da sexta-feira que é o dia oficial da carne vermelha. As porções ficam cogeladas e temperadas apenas no ponto de cozinhar ou grelhar. Os legumes, frutas e verduras são comprados na proporção de consumir durante a semana e o arroz integral é preparado e congelado também. Todos os dias antes de dormir, eu planejo meu cardápio do dia seguinte. Geralmente o mesmo, sem muitas mudanças. deixo para variar no final de semana quando tenho mais tempo sobrando. 

Tire um dia da semana para comer alguma coisa que você gosta muito.
Sou apaixonada por uma receitinha minha de macarrão Penne com creme de frango. Não como sempre, mas sempre que bate aquela vontade eu preparo essa receita e como sem culpa nenhuma. Depois que nos acostumamos com a R.A saciamos a nossa fome e o nosso desejo com mais facilidade. Se um prato cheio te satisfazia, agora apenas meio, te satisfaz ainda mais.

Aproxime-se de pessoas que querem ver teu sucesso. Fuja daqueles que testam a tua resitência.
Quando começamos um processo de emagrecimento, sempre tem aqueles que nos desmotivam ou tentam nos empurrar alguma comida do mal goela abaixo. A desculpa é sempre a mesma: só um, vai. depois você queima. Não caia nessa conversa mole. Deixe bem claro para as pessoas que você está em fase de reeducação de hábitos alimentares e não quer ser incomodada nisso. Imponha-se. Da imposição depende teu sucesso. 

No mais, desejo uma semana abençoada a todos. Amanhã farei uma postagem sobre como preparar sua alimentação da semana. Vamos aprender um modo fácil de adequar a nossa rotina à nossa R.A.

Beijos e fiquem com Deus!






9 comentários:

  1. Má querida adorei as dicas!!! Tô seguindo já!!!

    Beijosssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  2. Você já ouviu falar do chá de oliveira ( a arvore das azeitonas) ?

    ResponderEliminar
  3. Você já ouviu falar no chá de Oliveira?? Oliveira é a arvore da azeitona, começei a tomar porque não posso com o chá verde porque tenho gastrite, ouvi falar que é 10 vezes melhor !! Vamos ver se funciona !!! Abraço, e adorei seu blog e o facebook !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, vou ver se acho e testar. Obrigada pela dica e seja muito bem vinda =)

      Eliminar
  4. Agradeço pela sua visita. Eu estava olhando suas fotos e sua evolução na academia. Jesus!! A mudança é maravilhosa!!! Parabéns!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dani, eu que agradeço seu retorno. Um beijo e obrigada pelo carinho ;)

      Eliminar
  5. Dicas quentes: realmente uma vez na semana tiro um dia para comer aquilo que gosto e olha que a quantidade diminuiu bastante. Amo chá de gengibre.

    "Tem sorteio no Blog "Pequeno Falcão Light" neste mês de outubro; Um conjunto de Bijoux muito lindo"

    fica o convite!

    http://pequenofalcao.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Temos que nos conceder algumas exceções, mas sem exageros. Beijos

      Eliminar