"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

domingo, 21 de outubro de 2012

Arroz integral: como preparar e congelar pra semana inteira.















Olá povo abençoado e feliz. Hoje trago uma postagem que havia prometido há um tempo: preparo e congelamento de arroz integral para consumir durante a semana. Não preparei esse fim de semana, pois tem muita atata na geladeira e eu vou comer ela todinha para não estragar, por isso, não fiz fotos do congelamento, mas vou tentar explicar de um jeito fácil. Há 6 meses troquei o arroz branco pelo integral. No começo eu preparava com óleo e sal, mas hoje, preparo meu arroz apenas com água e algum tipo de leguminosa ou verdura para dar cor e sabor. Com o tempo comecei a achar desnecessário o uso do sal e do óleo, pois para mim não influenciava no sabor e sim, deixava ele mais calórico. Eu como cerca de 1kg de arroz integral por mês e consumo apenas no almoço. Geralmente não como no jantar e quando como algum carboidrato nesse horário é batata inglesa ou doce em porção bem pequena. Vamos à receita?



COMO PREPARAR

Para consumir em uma semana cerca de 4 colheres de sopa de arroz integral diariamente, você vai precisar de uma medida de uma mão cheia de arroz como na foto. Se for comer no almoço e no jantar, dobre a porção de arroz e de água. Use uma panela grossa para o preparo.

Quem vai usar óleo, pode refogar o arroz com alho e uma verdura de sua prefrência ou apenas refogar no óleo. Eu costumo usar vagem, cenoura ralada, brócolis ...

Depois de refogado, acrescente água na quantidade de 700ml para essa quantidade pequena de arroz. A água é o grande segredo na hora do preparo do arroz integral. Acrescente pouquíssimo sal. Diferente da quantidade usada para a mesma porção de arroz branco, pois, descobri durante esse tempo que o arroz integral absorve mais sal que o arroz comum. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até a água secar sem levantar a tampa toda hora. Caso enxugue o arroz e ainda não esteja molinho, você pode colocar mais um pouco dágua e esperar secar.

Depois de cozido, deixe esfriar e divida em porções para a semana inteira para congelar.

COMO CONGELAR

Você pode usar pequenos potinhos plásticos, ou filme plástico. Basta distribuir o arroz nos potes, ou cortar filme plástico na medida que comporte a porção, embalar e levar ao feezer. Na hora de comer, é só descongelar no microondas ou no banho maria. Caso congele no filme plástico, não esqueça de removê-lo antes de esquentar.

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, deixem nos comentários. Um beijo a todos e tenham todos uma ótima semana e não esqueçam de assinar meu perfil no Facebook AQUI onde dou outras dicas que não são publicadas aqui.

Deus abençoe a todos!

27 comentários:

  1. Bingooooo.... queria algo assim faz tempo.

    Gostei e obrigado.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. to precisando congelar aki tbem.. só eu to comendo arroz integral então já viu o tantão ke sobra né.. bjokas lindeza e uma ótima semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui também estragava astante até que tive a ideia de congelar rsrsrs ele incha muito durante o preparo rsrsrsrs

      Eliminar
  3. Bom dia Marcélia, gostei de suas dicas sobre o arroz integral, no momento não esto comendo arroz, mas quando voltar seguirei suas dicas. Bjos e tenha uma otima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edna, obrigada pelo comentário e faça sim, poupa um tempo danado!

      Eliminar
  4. Olá Marcélia!
    Também estou na luta contra a obesidade e também preciso emagrecer 40kg! Sempre pensei que fosse impossível sem cirurgia, remédios etc... já tentei todas as dietas possíveis e imagináveis, mas AGORA eu sei que são a maior furada! É difícil... já comecei várias vezes e tenho tendência a desistir.. ai engordo tudo novamente.
    Parabéns pelos seus resultados, só quem é gordo/a sabe o quão difícil e árduo é emagrecer. Continue assim, espero conseguir também :) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dieta é furada. O negóicio é reeducar o copo e a mente. Novos hábitos que ficarão a vida toda. Faça um esforço que vc verá milagres vindos da R.A+AF. Um beijo

      Eliminar
  5. obrigada pela valiosa dica acho o preparo desse arroz muito demorado, + com essa dica ele se tornou bem prático

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é importante ncongelar, Isa. Que bom que gostou. beijos

      Eliminar
  6. Marcélia adorei seu blog!!!
    Que pernas são essas mulher?!!! Um dia ainda chego lá tb!!

    Vou te seguir!!!
    Meu blog é http://nicoecoisasdemenina.blogspot.com.br/

    Beijosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nicole, obrigada pelo carinho. As pernas ainda tem muito o que trabalhar, mas de onde vim, tudo aqui é lucro. Beijos

      Eliminar
  7. Olá minha querida, te conheci através do emagrecer de vez e amei sua história, você é muito vitoriosa. Parabéns.!
    Adorei sua dica para congelar o arroz... vou fazer aqui em casa também :) beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angelia, seja bem vinda e que bom que gostou da dica. Um beijo

      Eliminar
  8. Olá Marcélia! Vi o seu depoimento no Emagrecer de vez e parabéns!
    Você é uma guerreira, de fato! Ficou muito melhor até, com aparência mais saudável, mais bonita! E o mais importante: realmente se tornou saudável em até pouco tempo!
    Adorei que aqui tem dicas de receitinhas, :D
    Depois vou dar uma olhadinha nas listas de compras da semana nos posts aqui de baixo, :)
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda, flor. Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho. Um beijo!

      Eliminar
  9. Oi, tb faço sem óleo. Não há a menor necessidade!!! Muito importante sua dicas!!! Vc teve um liiiiindo progresso no emagrecimento!!! As fotos são super inspiradoras! Parabéns! Um bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rachel, obrigada pelo carinho. Um beijo e seja bem vinda =)

      Eliminar
  10. francisco;gostei do blog,uso o arroz integral.tambem o pao itegral,e dispenço o açucar branco e refrigerantes e carnes vermelha,assim dispenso tambem o medico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, francisco. assim manterás a saúde em dias. parabéns!

      Eliminar
  11. Marcélia adorei seu blog. Gostaria de saber se você tem alguma dica pra dar sobre quem quer perder só barriga. Sou magra mais tenho barriga =/
    E tenho medo de fazer regime e perder o pouco de corpo que tenho.

    Desde já agradeço ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, quando praticamos atividade fisica para perder gordura em qualquer parte do corpo, sempre sera perdido no corpo inteiro. No seu caso, já experimentou aqueles tratamentos de infrared, massagens modeladoras e manthus? São excelentes e voce faz apneas na região que achar melhor

      Eliminar
  12. oie marcelia hoje tenho 94 kg mas já entrei na batalha da r.a espero que certo para min também cansei das dietas de internet e dentre outras nunca tive esse peso estou desesperada.

    ResponderEliminar
  13. Hello Dear, аre you trulу visiting this wеb page regulaгly, if
    so aftеrωard you will without doubt take pleasant know-how.


    my web-sіte http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderEliminar
  14. Marcélia, esse post é um achado! Tava procurando uma coisa assim faz tempo!
    Só ficou uma dúvida importante: você faz a quantidade pra congelar apenas na semana? Ou dá pra congelar por mais tempo?
    Queria uma coisa mais prática que eu pudesse congelar pra semana toda :/
    Enfim, aguardo ansiosamente sua resposta!
    Parabéns pelo resultado! Já perdi 9 kg e preciso perder mais 9 nessa segunda fase da dieta, mas ando tão desanimada! Vc me deu um UP ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar