"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

sábado, 6 de outubro de 2012

Arroz de cuxá - versão integral - Benefícios da vinagreira (Hibisco) na Reeducação alimentar

Olá meu povo mais lindo do Brasil. Hoje trago uma das minhas receitinhas lights e super saudáveis para vocês. Oh coisinha que eu amo demais é cozinhar e testar receitas. Vou ensinar hoje a fazer arroz de cuxá, um prato típico aqui da minha região nordeste, mais precisamente do meu estado lindo Maranhão. E o melhor, na versão integral para não "desandar" a R.A. Primeiro, vamos conhecer um pouco sobre a vinagreira, a plantinha que é a base deste nosso arroz. Ela possui inúmeros benefícios e dentre tantos, seu chá pode ser utilizado para auxiliar no processo de emagrecimento.

Também conhecida por hibisco, caruru-azedo ou quiabo-roxo, a vinagreira é uma planta medicinal rica em vitamina C utilizada principalmente como hipertensivo e redutor de colesterol. Também atua em doenças de fígado e ajuda a impedir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade devido a seu forte caráter antioxidante.
Além disso, também é utilizada como anti-hipertensivo, diurético, antiinflamatório, gastroprotetor, laxativo, antitumoral (estudos em ratos), diurético, analgésico, fortalece o sistema imunológico, expectorante, fluidifica o suco biliar, digestivo, hipercolesterolemico (reduz o colesterol), prevenção de danos hepáticos, previne a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade (↑ HDL e ↓ LDL), reduz a secreção de óleos das glândulas capilares.

Chá de Hibisco no processo de emagrecimento
O hibisco ajuda no emagrecimento, mas é necessário seguir uma alimentação balanceada.

Além de emagrecer, o consumo do chá de hibisco também pode trazer benefícios para a saúde. A bebida possui uma composição rica em antioxidante, substância que evita a ocorrência de doenças cardíacas e combate os radicais livres. Este chá é aliado na perda de peso, porque estimula o aumento do metabolismo e, consequentemente a “queima” de gordura, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da tão indesejada celulite. Assim como os chás verde e branco, pode ser consumido gelado. Para seu plano de emagrecimento ser eficiente, elabore um cardápio equilibrado e faça atividades físicas regularmente. 

Como fazer 
Para preparar a bebida, é necessário comprar o produto desidratado no supermercado. Assim, adicione uma colher de sopa de hibisco para um litro de água. Após ferver por 5 minutos, o chá estará pronto e poderá ser consumido, mas não exagere. O ideal é tomar apenas três xícaras por dia do chá.

Vamos ao nosso arroz?

Você vai precisar de:
1/6 de Arroz integral (divida 1kg em 6 partes iguais)
1/4 de Camarão seco (ferva antes do preparo para retirar o excesso de sal)
1 maço de folhas de vinagreira (você encontra na feira ou supermercado)
4 dentes Alho (amassados)
1 Cebola em rodelas
4 Pimentas de cheiro em rodelas (esta não é picante, apenas cheirosa)
1 fio de Óleo de canola
Sal à gosto
Rende 10 porções (para quem está na R.A)
Primeiro passo:
Retirar as folhas da vinagreira do caule lavar e picar. Amassar o alho, escorrer o camarão seco, cortar as cebolas e as pimentas em rodelas e colocar tudo em uma panela untada com um fio de óleo de canola
Segundo passo: Refogar todos os ingredientes até que a vinagreira fique murcha.

Terceiro passo: Acrescente o arroz para refogar mexendo por 5 minutos
Quarto passo: acrescente água fria ou fervendo quatro dedos acima do arroz. Coloque sal à gosto (pouco sal, pois o arroz integral absorve muito esse tempero e pode ficar salgado)Tampe a panela e deixe cozinhar até secar em fogo brando.
Depois de cozido é só retirar da panela, colocar em um recipiente, decorar e servir quentinho.
Este foi meu almoço de hoje e deixo como opção para servir: salada de rúcula com manga, morangos e tomate. Peixe Tambaqui assado na brasa. Aqui no Maranhão costumamos servir este arroz com peixes e frutos do mar. Peixes e camarão fritos, assados, ou cozidos.
E aí, gostaram? Agora é só experimentar a receitinha e ter um bom apetite. Não esqueçam de assinar meu perfil no Facebook AQUI e ficar por dentro de outras novidades que não são postadas por aqui. Beijo a todos.

2 comentários:

  1. Minha nova amiga,

    Estive a conhecer o seu blog e me encantei com a sua perseverança e persistência em sua dieta.O que me chamou a atenção, em princípio, foi a postagem com a receita do arroz de cuxá, feito com a vinagreira, conhecida por mim como jamaica, oriunda do México e trazida por uma grande amiga,para mim. Plantei-a e durante muito tempo fiz uso do chá, delicioso, mas sem saber os benefícios do mesmo.
    Hoje só tenho algumas sementes que pretendo plantar, já que fiquei sabendo, por você de todas as propriedades da planta.

    Obrigada pela partilha.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderEliminar
  2. Leninha, realmente as vezes temos acesso a um alimento e não sabemos as suas propriedades e eu mesma fiquei sabendo de todos estes benefícios ao fazr esta pesquisa para o blog. Obrigada pela visita ;)

    ResponderEliminar