"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Como engordei e eliminei quase 40Kg - Parte 4 (Caminhadas e Reeducação Alimentar)

"É parte da cura o desejo de ser curado"

- Sêneca -


22/10/2011 o marco inicial da minha nova vida. Era um domingo, só para quebrar a regra de que todas as dietas começam nas segundas-feiras. Eu não consegui esperar. Precisava colocar meus novos hábitos de vida em prática logo e nada como um belo domingo de sol para caminhar ao ar livre. Acordei às 5:40 da manhã, olhei-me no espelho e pela primeira vez não me reconheci. Quem era aquela moça rechonchuda? Seria mesmo eu? Em pensar que um dia já participei de concursos de dança, era super assediada pelos rapazes, tive dois filhos e mesmo assim consegui recuperar minha forma depois dos partos. Eu sempre pareci mais jovem e sempre me mantive com um corpo bonito e saudável. O tipo cintura fina, pernas grossas e bumbum arrumadinho. 74Kg em 1.76m de altura. Magra até demais! É ... eu sempre chamava a atenção e continuava chamando, mas agora pelo excesso de peso. Naquele momento de frente para o espelho eu quis desanimar - Ah! que se dane. Perder 40Kg sem cirurgias ou remédios é mais difícil que passar em concurso público para Auditor Fiscal da Receita Federal. - pensei. Mas meu Grandão que nunca tinha se pronunciado em nada sobre meu excesso de peso virou na cama para me olhar e me disse como se lesse meus pensamentos "se você não der o primeiro passo não vai conseguir mesmo. Esta é uma das coisas na sua vida que ninguém poderá fazer por você. Apenas você". Não tive como recuar diante de um incentivo destes. Eu fui ... fui e nunca mais me permiti voltar.

Em 2008 quando eu pesava 74Kg e frequentava a academia. A partir de 2009 larguei os treinos, entrei na faculdade e intensifiquei o consumo de fast foods, bebidas alcóolicas e cigarros. O resultado foi 41Kg a mais depois de 3 anos. Em 2011 já com 115Kg e doente física e psicologicamente.
No início as caminhadas eram desafiadoras. 15 minutos eram o suficiente para me deixar com as pernas doendo a ponto de não mais conseguir continuar. E a falta de ar nem se fala. Foi uma guerra nos primeiros dias, mas eu consegui ir aumentando o tempo e a velocidade aos poucos. Caminhei 5 vezes por semana durante 6 meses e consegui eliminar apenas 9Kg. Não que eu não tenha eliminado mais peso, mas porque eu sempre dava umas escapadinhas na minha Reeducação Alimentar. O médico sugeriu que mudasse os hábitos alimentares aos poucos e foi o que fiz, mas às vezes não resistia às tentações. Normal estas falhas para todos que travam esta guerra. Eu precisa pesar 105Kg para ser liberada para frequentar a academia. Eu andava um pouco desestimulada, pois emagrecer apenas com as caminhadas é demorado e quase não notamos novos contornos no corpo. Eu costumo dizer que 2Kg perdidos apenas com caminhadas e diferente de 2Kg perdidos com aeróbicos e musculação. Com esta combinação além de perder peso, ganhamos curvas muito mais salientes. Os resultados são muito mais visíveis. Como eu frequentava a academia antes de ficar obesa, eu sabia bem que os resultados seriam mais rápidos e mais perceptíveis. Chorei no consultório e o médico me liberou para atividades moderadas na academia. Saí de lá super feliz. De qualquer forma, perder 9Kg em 6 meses não deixou de ser um grande progresso. Se eu não tivesse recomeçado em todas as vezes que falhei na R.A eu estaria com 115Kg ou até mais. Eu sabia onde eu queria chegar. Eu precisava da licença médica para frequentar a academia e consegui. E foi aí que começou o segundo grande marco em minha nova vida: 30/04/2012 o dia em que eu voltei definitivamente para a academia. Na próxima postagem eu conto.


Deixo para vocês uma das músicas que eu escutava bastante durante as caminhadas. "Conquistando o impossível da Jamily.  Nestas horas é bom procurarmos nos inspirar em algo ou alguém que nos transmita além de motivação, esperança. Todos somos capazes de atingir um objetivo por mais desafiador que ele seja. Até mesmo as pessoas especiais com limitações físicas e psicológicas conseguem se destacar em alguma coisa quando se determinam a isto. Fuja de pessoas e coisas que possam te desestimular. Costumo dizer que sempre haverá pessoas determinadas a te tirar do foco, seja em qual área da sua vida for, mas o grande diferencial é que elas nunca serão tão persistentes quanto você. A batalha é árdua, eu sei, mas quando nos empenhamos os resultados compensam nossas privações. Quer seja contra a obesidade, quer seja contra qualquer outra dificuldade na vida. A superação exige de nós renúncias. Então eu pergunto: Renunciar a si mesmo e a seu bem estar ou renunciar aquilo o que te faz mal? A partir do momento em que você conseguir se enxergar com olhos de amor próprio vai saber que fazer esta escolha não é tão difícil. Escolha sempre você e seu bem estar físico e emocional. Viver bem é uma obrigação. Beijos a todos!



Assinem meu perfil no Facebook AQUI e saibam mais sobe meu dia a dia e meus hábitos. Vamos trocar experiências e lutar juntos nesta causa.

17 comentários:

  1. MInha querida amiga vc é instrumento de Deus! Fiquei muito inspirada com a sua história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, Deus é o REI da minha vida. Tudo é graças a ele. Obrigada e no que eu puder ajudar, estou aqui. beijos

      Eliminar
  2. Wow, awesomе blog layоut! Hоw long hаve you bеen blоggіng fοr?
    уou make bloggіng look eаsy. The oѵerаll looκ of
    yοur web site is magnificent, as well аѕ the content!
    Also visit my web-site :: sfgate.com

    ResponderEliminar
  3. Hello! Ι know this is ѕomewhat οff toρiс but I was wondеrіng which blog platfοrm arе you using for thiѕ site?
    I'm getting sick and tired of Wordpress because I've had pгoblems with
    haсkerѕ аnd I'm looking at alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

    Here is my web site ... additional reading
    my web site :: Similar Site

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. My plataform is blogger. Is so cool and very easy.

      Thanks

      Eliminar
  4. Ηey thеre! I understand this iѕ sort of
    off-toрiс however I had tо аsk.
    Does buildіng а ωell-established blog such
    as yours tаκe a largе amount of woгκ?
    I'm completely new to operating a blog but I do write in my diary on a daily basis. I'd
    liκe to start a blog so I can share mу own experience
    and viеws onlinе. Please let me κnow if you haѵe any kind
    of recommenԁations or tips foг brand new aspiring blog owners.
    Thankуou!

    Also visit my blog - just click the up coming internet site
    my site > v2 cigs reviews

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Welcome. Whats your blog? I want to know. Thanks for your visit.

      Eliminar
  5. Hello just wanted tο gіѵe уou a brief heaԁs up аnd let yоu
    know a feω of the pісtureѕ aгen't loading correctly. I'm not
    suгe why but I thinκ its a linking iѕѕue.
    I've tried it in two different browsers and both show the same outcome.

    Feel free to visit my blog: V2 Cigs reviews
    Also see my webpage - click the following internet site

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. try refreshing the page or log in with an email from google

      Eliminar
  6. Wonԁerful, what a weblοg it is!

    This webpаgе pгesеnts useful ԁata tо
    uѕ, keeρ it uρ.

    my web ѕitе :: Www.facemsr.Com
    Also see my web site - the-q-factor.net

    ResponderEliminar
  7. We arе а bunсh of volunteеrѕ and stаrting a new schеme in our communіtу.

    Your site ρroѵiԁed us with hеlpful іnfo to wοrk on.

    You haѵe ԁоne a formidable рrocess and οuг entire nеighborhоod will pгobably be thankful tο уou.


    Hеre is my blog ρost: http://www.grupivia.com/index.php?do=/blog/4556/all-about-silkn-sesnepil-hair-removal-procedure
    Also see my web page: mouse click the up coming website page

    ResponderEliminar
  8. lеt me know exаctly where do I purchaѕe for them

    Revieω my weblog - green smoke phone number

    ResponderEliminar
  9. Fіne way of descrіbіng, and pleasant paragraph to obtaіn facts about my pгеѕеntation subject mаtter,
    whіch i аm going to сonvеу іn institution оf highеr education.


    Αlso vіsit my page; silk n sensepil reviews

    ResponderEliminar
  10. Hey thiѕ іѕ κind of of οff topic but I was wοndering if blogs use
    WYSΙWYG еditors οr іf you have to mаnually codе wіth HTML.
    I'm starting a blog soon but have no coding knowledge so I wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

    Have a look at my page - http://www.Prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.Htm

    ResponderEliminar