"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Plano alimentar - Aprendendo a comer - Mudança de hábitos


Olá pessoas lindas. Mais uma semana que chegou e eu sigo firme, forte e feliz. Quero agradecer a todas as pessoas que tem me adicionado e assinado meu perfil no Facebook. Da mesma forma que vocês ficam inspirados ao acompanhar minha história, eu também fico ainda mais motivada com o carinho que tenho recebido. Acredito que, se conseguirmos tocar a vida de alguém de maneira positiva, qualquer sacrifício vale muito à pena. 
Hoje vou responder algumas perguntas que as pessoas tem feito sobre meu plano alimentar. Na verdade, eu nem tenho um, rs. Meu plano alimentar consiste em conhecer os alimentos saudáveis e incluí-los em minha rotina. Quando eu fui à nutricionista antes de começar minha guerra contra a obesidade, ela até me passou um cardápio semanal, mas eu não encarei aquilo como uma reeducação alimentar, e sim como uma dieta que eu deveria seguir à risca, ou não atingiria o meu objetivo. Eu entendi perfeitamente o aviso. Não quero aqui tirar o mérito do profissional, o que eu quero dizer é que o nutricionista apenas te indica o caminho das pedras, mas quem percorre ele é você. Você precisa aprender fazer substituições saudáveis, ou corre o risco de colocar tudo a perder quando tiver conseguido eliminar peso. É muito ruim ter essa sensação de que se é obrigado a comer o que está naquela lista e ficar contando calorias desesperadamente. Se tem uma coisa que eu aprendi durante este último ano, foi não me preocupar em contar calorias. Essa história de contar 1200 calorias diárias não dava para mim. Eu queria emagrecer, mas sem ficar louca.Quando você começa a contar calorias, qualquer pequeno excesso é motivo para desânimo, até mesmo um biscoitinho integral a mais é capaz de nos deixar nervosas e desestimuladas. Eu só presto atenção às calorias, quando vou às compras no supermercado, pois, existem produtos na versão normal que são até menos calóricos que os lights e diets. Decidi que mesmo que eu perdesse peso de forma lenta, eu não queria colocar tudo a perder em um momento desesperador de fome. Entendi, segundo a nutricionista, que eu deveria comer assim ...






















... E assim tenho me alimentado todos os dias da minha vida há quase 1 ano. Todo mundo está "careca" de saber que é assim que devemos nos alimentar para perder peso e ficar saudáveis, mas o problema é que querem resultados rápidos e não se esforçam para mudar seus hábitos. Quando eu comecei a minha guerra contra a obesidade, não fui logo radicalizando e cortando tudo de vez não, afinal todos os maus hábitos foram adquiridos em muitos anos, e não seria do dia para noite que eu me livraria deles. Comecei diminuindo as porções que ingeria e aumentando o número de vezes ao dia. Regra fundamental da R.A. Pela manhã café, leite desnatado e adoçante com um pãozinho francês com margarina ligth. Ah, como foi difícil cortar o pão francês de vez. Mas foi tão certo que, hoje quando como um pequeno pedaço, sinto azia. Em pensar que eu chegava a comer 10 pães no café da manhã. rs. Uma coisa que fiz desde o início foi ter horários para comer. Mesmo quando estou na rua, sempre tenho biscoito integral e alguma fruta na bolsa, na maioria das vezes maçã. O importante é não deixar de ingerir alimentos a cada 3 horas mesmo que você não sinta fome, pois na próxima refeição sua fome pode ter se transformado no dobro e aí a "jacada" é certa. No almoço eu diminui a quantidade de arroz branco e aumentei o consumo de salada. Meu prato sempre tinha feijão e carne magra (vermelha ou branca) cozida ou grelhada. Cortei as frituras e as carnes gordas, mas como disse em outra postagem, reservei um dia da semana para o churrasquinho de gato famoso que tem aqui. Aos poucos deixei de comer as guarnições e me contentei apenas com a carne e a salada. No jantar eu costumava comer a mesma coisa do almoço e antes de dormir sempre tomava suco, chá, leite, ou mesmo achocolatado diet com algum biscoitinho integral. Os dois lanches do dia (manhã e tarde) eu deixava por conta de saladas de frutas, sucos, vitaminas de fruta com leite desnatado, cereais integrais, etc. Vocês percebem que eu não passava fome. Nada de só um biscoitinho, metade de uma maçã ... nada disso. Primeiro habituei meu organismo a alimentos que ele não tinha costume para então ele começar a responder e eu não me  sentir fraca, depois fui fazendo outras restrições e sustituições que impulsionaram meus resultados. E treinava regularmente, ou seja, no início eu estava muito pesada e sentia muito cansaço, dor na coluna e falta de ar, então o médico recomendou apenas as caminhadas. Eu só conseguia uns 15 minutos porque doía a coluna e as pernas. Fui aumentando aos poucos até conseguir caminhar 1 hora em ritmo intenso. A minha perda não foi tão grande nesse periodo, mas os benefícios foram tantos, que não demorei a me habituar à rotina dos treinos na academia. Eu só radicalizei no cardápio quando eu entrei na academia.

Esta é uma das evoluções que mais gosto, pois só eu sabia como era terrível olhar esse bumbum sem formato e cheio de celulite no espelho. Não tinha mais coragem de fazer amor com meu marido com as lâmpadas acesas. Hoje, já está bem melhor.



Alimentos que não faltam em minha geladeira e despensa -  E nem adianta fazer cara feia

  • Arroz integral
  • Cereal integral
  • Biscoitos integrais
  • Torradas integrais
  • Granola
  • Feijão (branco e mulata gorda)
  • Macarrão penne (Feito com creme de frango. Depois dou a receita) 
  • Creme de leite light
  • Café solúvel
  • Gergelim, açafrão, louro, manjerição
  • Achocolatado diet
  • Leite em pó e líquido desnatado
  • Margarina Light
  • Atum
  • Feijão
  • Adoçante 
  • Mostarda
  • Chá verde
  • Mel
  • Pão integral
  • Azeite de oliva
  • Pó para preparo de pudim chocolate diet
  • Geléia de fruta diet
  • Molho pronto para salada
  • Maionese light
  • Ervilha
  • Palmito em conserva 
  • Gengibre
  • Milho cozido
  • Sucos (mesmo industrializados na versão ligth ou diet)
  • Queijo coalho light
  • Presunto e peito de peru light
  • Camarão
  • Peito de frango
  • Peixes (Tambaqui, Pescada e Salmão)
  • Carne vermelha magra (lagarto)
  • Bisteca suína magra
  • Ricota
  • Polpa de frutas (cupuaçú, maracujá, goiaba e acerola) 
  • Banana, maçã, mamão, tangerina, manga, uva verde e kiwi
  • Rúcula, tomate, acelga, alface, repolho roxo, couve flor, abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, vagem e pepino.
Eu não cortei: Sushi, macarrão, linguiça toscana, queijo mussarela e prato e refrigerante zero.

Eu cortei: álcool, cigarros, farinha amarela e  branca, arroz branco, pão francês, pizza, hamburguer, cachorro quente, salgados fritos e assados, bolos doces e salgados, frituras, salsichas, linguiça calabresa, lasanha ... fast food em geral.

É basicamente isso que como hoje durante toda a semana. Não abro exceções nem mesmo nos finais de semana, pois é quando eu não treino e queimo menos calorias. Minhas exceções (alimentos que eu não cortei) só cometo durante a semana para poder queimar tudinho nas aulas de aeróbica. Vou variando o cardápio conforme os alimentos que tenho disponível. Como gosto muito de cozinhar, tenho facilidade em preparar pratos variados que vou ensinar aqui para vocês. Sempre faço o arroz para comer durante 4 dias e vou só esquentando e as porções de carne eu congelo temperada e vou só tirando para fazer. Não uso óleo no cozimento de nada, nem mesmo azeite, pois ao aquecer ele se tranforma em gordura tão ruim quanto ao óleo. Meu arroz não tem sal e minha comida é o mais leve de sal possível. Se der fome fora de hora,costumo comer uma porção de cereal, um biscoito integral ou uma fruta. E tomo bastante água e chás gurante o dia. Tenho vida social e não deixo de sair por medo de ser tentada por alguma comida. Sou consciente do meu objetivo. Ninguém te orbriga a comer nada e aquela história do "só hoje" comigo não cola. Temos que aprender a dizer não sem renunciar nossa vida social e nos impor para que as pessoas levem nosso estilo de vida a sério e parem de provocar e tentar nos constranger. Fazer R.A é bem mais do que uma preocupação estética, cuidar da alimentação e boa forma é uma questão de saúde.

E lembrem-se sempre:

A batalha é grande, mas nós somos muito maiores que ela.

Um beijo carinhoso

24 comentários:

  1. que engraçado parece a minha frigorifica!!!! por que será?? kkkkkkk. So retire a maionese light e o creme de leite tb os cortei da lista.

    ResponderEliminar
  2. Oi amei seu post,me ajudou muito viu!!Vc está me devendo uma visitinha no meu blog..vai lá heim,e me segue tbm kkk..É muito bom conhecer pessoas como vc com historia de sucesso..conheço muitos blogs,mais 80% não conseguem assim como eu seguir em frente e alcançar o sucesso!!Bjos♥.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda, obrigada pelo seu comentárioe evou sim visitar seu blog. Obrigada pelo carinho e com disposição e entuasiasmo a gente chega onde quer.

      Eliminar
  3. Também não consigo ficar contado calorias de tudo. Eu simplesmente sei o que cada alimento tem e vou fazendo meu cardápio baseado em um número X de calorias. Não sigo um cardápio fixo e assim vou indo. Aprendi muito ao longo dos anos indo a nutricionista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aprendi na minha única ida a nutricionista> Nâo aceitei uma dieta só pedi que listasse alimentos saudáveis e fui adaptando a minha alimentação. Contar calorias é uó rsrsrsrsrs

      Eliminar
  4. obrigado por compartilhar!!vc tá de parabens,por ver suas fotos vou começar ir a academia.bjus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns, Rosana. Já é um excelente começo. Força que vc vai conseguir. Beijos

      Eliminar
  5. por ver suas fotos vou começae ir a academia essa semana.obrigado por compartilhar.bjus

    ResponderEliminar
  6. Ameiiiiiiiiiiii! menina, confesso que qdo vi sua foto, perdi as esperanças, pois estou na academia há 2 meses e só, somente só eliminei 2 kg e medidas. Mesmo fazendo tudo certinho. Não sei o que houve, mas com esta postagem reanimei. Estou na luta há anos e, gostaria de eliminar 30 kg até 06/2013. mês do meu casamento. Não quero eliminar só pelo casamento, mas principalmente pela qualidade de vida. Uma vez que já fui magra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, com disposição, entusiasmo e disciplina conseguimos tudo. Pior que andar devagar é não andar de jeito algum. Beijos e força. vc consegue

      Eliminar
  7. LINDEZA.. admiro sua determinação, escolhas e substituições.m Eu particularmente não substitui nada, nada aki em casa de light ou diet, uma vez ou outra um biscoito integral ainda rola, aveia, pimenta e gengibre também, muita fruta, folhas, legumes e água..rs.. fora isso.. não mudei mais nada, alem de reduzir porções.. bjokas e uma ótima semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se está dando certo, continue, mas o que puder mudar para mais saudável, faça. O organismo agradece. Beijos e obrigada

      Eliminar
  8. é difícil ver tanta sinceridade em blogs de emagrecimento. sinceridade consigo mesma. porque muita gente se dá mil desculpas. vc foi lá, encarou tudo e fez por onde de maneira inteligente. seu progresso é incrível (aliás, modo de falar, já que, fazendo por onde, é super crível) e devia ser seguido por todo mundo querendo emagrecer com saúde. como vc mesma falou: as pessoas sabem. não existem milagres, existe busca por informação, persistência, amor próprio. e é bárbaro que uma ex-gordinha veja a importância da musculação nisso tudo (caminhadas são ok pra começar pra quem é sedentária. mas é muito pouco pra realmente mudar tudo sem morrer de fome). vc está de parabéns! te desejo tudo de melhor nessa nova vc que vc construiu! que vc transforme este blog aqui num blog fitness logo. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amiga linda. Temos que ser sinceros antes de tudo conosco. Nos encarar e ter consciência de que precisamos mudar. Isso é fundamental. Obrigada pelo carinho

      Eliminar
  9. Amei a foto da bunda....melhorou demais mesmo...hehehehe

    Sua rotina é excelente..não é a toa que conseguiu tantos resultados..parabéns..

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa bunda aqui já foi tão horrível que dava dó. Minha best friend so me chamava de bunda de elefante kkkkkkkkk Obrigada =)

      Eliminar
  10. nossa amei seus resultados!!! isso mesmo, siga em frente..bjos

    ResponderEliminar
  11. Oi Flor,
    O principal disso tudo é ver o quanto você está motivada e feliz, cada vez mais!

    Beiju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto mais conseguimos, mais queremos. O custo é dar o primeiro passo. Obrigada e volte sempre

      Eliminar
  12. Excelente dia, vc é um exemplo de superaçao, estou com uma grande duvida, tomei muito remedios para emagrecer ao longo dos anos, e quando parava voltava o dobro, agora decidi fazer uma dieta na raça, entrei na academia vai fazer um mes, estou frequentando o amigos do peso, so q na academia estou fazendo o circuito A e B, com intervalo 5 minutos com aerobico (esteira,bicicleta,etc) mudei radicalmente minha alimentaçao, na primeira semana emagreci 1 kg e 200 gramas, porem mesmo continuando com a alimentaçao saudavel, ontem fui ao amigos do peso me pesei e voltei ao peso q estava, a orientadora me explicou que pode ser que eu esteja queimando gordura, e ganhando massa muscular,que nessa etapa que é eliminar 25 kg, nao é interessante eu de cara fazer musculaçao mesmo com carga minima, pois ela me disse que sera bem mais dificil pra perder peso, uma vez que estou ganhando massa muscular. O que devo fazer entao?

    ResponderEliminar
  13. Amei seu blog, você coloca toda a sua trajetória de uma forma realista, sem muita "filosofia de vida", você mostra a vida como ela é, simples assim, parabéns pelo seu sucesso, já estou te acompanhando aqui e no face. Também tenho um blog, se quiser me visitar, será uma honra para mim. Obrigada pelas dicas.
    www.meuregimefeliz.blogspot.com


    beijão

    Cinthia

    ResponderEliminar
  14. Every wеekend i usеd to visіt thiѕ site, bеcause i want enjoyment, foг the reаson thаt thiѕ thіs wеb pаge
    conations genuinely pleasant funnу informаtiоn too.


    my homepagе - tronicsis.com

    ResponderEliminar